terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ciência e Literatura

Ciência e Cultura

2010

A disciplina de Ciência e Cultura foi criada para orientar as atividades cientifico-culturais que licenciandos devem desenvolver durante seu curso. A diretriz nacional propõe que futuros professores devem dedicar um número mínimo de 200 horas a estas atividades. No entanto, que tipo de atividade qualifica-se como “científico-cultural”?

Mas o que é cultura?


Para responder à pergunta anterior, o que são atividades científico-culturais, é necessário pensarmos primeiro o que é cultura.

O Dicionário Brasileiro Contemporâneo, organizado por Francisco Fernandes, da editora Globo, edição de 1956, traz o seguinte significado para o termo:

cultura s.f. Ato, efeito, arte ou modo de cultivar; conjunto das operações necessárias para que a terra produza; lavoura; categoria de vegetais cultivados; terreno cultivado; meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais; (fig.) aplicação às coisas do espírito; estudo: cultura das letras; estado de quem tem desenvolvimento intelectual; conjunto de conhecimentos; instrução; saber. (Do lat. cultura).

Já o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, 11ª edição, coordenado por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Gama, de 1971, traz o verbete:

cultura sf. Ato, efeito ou modo de cultivar; desenvolvimento intelectual; saber; utilização industrial de certos produtos naturais; estudo; elegância; esmero; (Sociol.) sistemas de atitudes e modos de agir, costumes e instituições, valores espirituais e materiais de uma sociedade; no sentido restrito, certo desenvolvimento do estado intelectual, artístico ou científico, em que se revela, com um sentido humano, um esforço coletivo pela libertação do espírito.

No Minidicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, ed. Nova Fronteira, edição de 1993, lemos:

cultura sf. 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. Fig. O complexo de padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc. transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. 3. Fig. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo.

Bem, é um belo debate, entre os especialistas, que divergem sobre o que deve ser denominado cultura. ......

Post da professora Vera Henriques no moodle da disciplina Ciência e Cultura.
Editado por Rafaela Osiro.

Uma vez que o tema do nosso grupo é "Ciência e Literatura", cabe aqui também uma breve definição de literatura (retirada do Dicionário Michaelis online)

li.te.ra.tu.ra
sf (lat litteratura) 1 Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos. 2 O exercício dessa arte ou da eloqüência e poesia. 3 O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto: Literaturainfantil, literatura científica, literatura de propaganda ou publicitária. 4 A história das obras literárias do espírito humano. 5 O conjunto dos homens distintos nas letras. L. amena: literatura recreativa; beletrística. L. de cordel: a de pouco ou nenhum valor literário, como a das brochuras penduradas em cordel nas bancas dos jornaleiros. L. de ficção:o romance e o conto (também se diz simplesmente ficção). L. oral: todas as manifestações culturais (conto, lenda, mito, adivinhações, provérbios, cantos, orações etc.), de fundo literário, transmitidas por processos não gráficos; parte do folclore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário