quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Do Androids Dream of Electric Sheep?

Do Androids Dream of Electric Sheep?
(Andróides sonham com ovelhas elétricas?)

"No romance de Philip K. Dick, "Do Androids Dream of Electric Sheep?", a Terra é devastada depois da Guerra Mundial Terminal (WWT). O primeiro efeito da guerra é uma praga que extermina quase todo tipo de vida animal do planeta. Ninguém sabe quem começou a WWT, ou mesmo quem venceu a guerra.

Aqueles que sobreviveram começaram a fugir para outro mundo. Muitas pessoas são autorizadas a deixar o planeta, mas algumas delas, com baixo Q.I. - chamadas de "cabeças de galinha" ou "cabeças de formiga" -, devem permanecer na Terra para evitar a contaminação por hereditariedade humana. Os que são deixados para trás, até mesmo os que possuem inteligência normal, correm o risco de serem chamados de "biologicamente inaceitáveis" - embora alguns permaneçam de uma maneira ou de outra, talvez porque não queiram deixar suas casas.

Replicantes - simplesmente andróides ou "andys", como no livro - são criados para serem "lutadores sintéticos pela liberdade." Suas experiências militares explicam a disposição para matar. Quando a guerra acaba, as Nações Unidas decretam que todos os emigrantes têm direito a levar um andróide com eles para as colônias.

Animais genuínos, muito raros, são altamente avaliados e custam muito dinheiro. Deckard possui uma ovelha elétrica, e uma de suas razões para querer acabar com sua lista de alvos andróides - cada um deles lhe rende uma recompensa de $1,000 - é ganhar dinheiro suficiente para pagar por um animal de verdade."

Do livro para o filme

Em 1982, o lançamento de "Blade Runner" teve dificuldade para encontrar um público. Preocupações orçamentárias levaram os produtores a fazerem algumas mudanças no filme, e essas mudanças podem ter tornado difícil para o público se relacionar com a obra. Também é possível que os fãs de Harrison Ford, que tinham acabado de assistir a aventura light "Os Caçadores da Arca Perdida," estivessem esperando um filme parecido. Seja qual for a razão, Blade Runner foi um fracasso de bilheteria.

Isso poderia ter sido o fim, não fosse por seus seguidores. O filme saiu em VHS. Então, um executivo da Warner Brothers encontrou uma cópia da versão original de Scott, que o estúdio havia emprestado para uma sala que estava apresentando um festival de cinema de 70 mm. [fonte: Kaplan]. A apresentação atraiu um grande público, que queria ver a versão original de Scott. Estimulada por esse sucesso, a Warner Brothers lançou a Versão do Diretor em 1992 com um pouco do material inédito.



fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/replicantes5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário