quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Viagem Fantástica - Isaac Asimov


Isaac Asimov é um dos percussores do estilo de escritor com veia cientifica. E neste livro, temos uma pequena diferença Asimov não escreveu este texto de cunho próprio, mas foi proposto a ele que uma adaptação de um texto de Richard Fleischer fosse feita. No final, Asimov não gostou do produto que tinha concebido, devido a restrições que eram impostas. Por isso, em seguida lançou a continuação deste livro, o livro Viagem Fantástica 2, no qual pode utilizar de todo seu jeito de escrever.

Inicialmente Dr. Benes o mais importante cientista do mundo sofre com alguns acidentes, e seu corpo tem serias avarias. Ossos quebrados, músculos, pulmões e etc... Mas o maior problema que o Dr. têm é um coagulo sanguíneo na cabeça. Dr. Benes participava de um grupo de pesquisa em física, o qual utilizava-se de técnicas secretas para a miniaturização dos objetos e seres. O maior medo dos dois grupos era, por exemplo, miniaturizar um grande exercito com um forte armamento, colocar dentro de uma maleta , colocar num ponto estratégico do outro grupo e depois volta-los ao tamanho normal.

Na verdade, havia no mundo apenas dois grupos que conheciam esta tecnologia. Benes participava de um deles e tinha descoberto uma teoria que deixaria o seu grupo em vantagem. Porém Dr. Benes, teve problemas com seu grupo e Grant, um tipo de agente secreto, vai libertá-lo e trazer para o outro grupo. Assim, Dr. Michels e seu grupo (o lado oposto a Benes) irão tratar do problema, chamando para esse serviço Grant, o libertador, para ajudar.

E a aventura se dá dentro do corpo de Benes, pois o coagulo é curável, apenas por dentro. Mas que técnicas eles utilizam? Ora, a miniaturização de todo o grupo de trabalho e de um submarino que irá servir como meio de transporte. Assim, o grupo passa pelas artérias, coração, capilares, Pulmão, Pleura, Linfócitos, Ouvidos, Cérebro e chega ao coágulo.


Paralelo.

Parece que a tecnica descrita, acima, é apenas um contratempo de Asimov , porém se recordarmos, alguns anos atrás em 1989, 23 anos após este titulo, houve a criação da saga "querida encolhi as crianças". Logo podemos perceber que Asimov é um grande influenciador na criação e invenção de ficções.


Referências:

Asimov, Isaac - Viagem Fantastica - Ed. Bloch - 1967


Postado por Glauco Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário