quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Eu, Robô - Isaac Asimov


As três Leis da Robótica:
1º - Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2º - Um robô deve obdecer as ordens que lhe sejam dadas por sêres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3º - Um robô deve proteger sua propria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.

O livro de Isaac Asimov, ao contrario do filme, é composto de 9 contos, de forma linear no tempo, de modo que cada historia ponha como evidência o conflito na aplicação das três leis. Mostrando como os robôs evoluíram e mesmo assim, ainda, têm problemas a serem sanados. São eles:

1º - Robbie.
Está é a história de um robô babá mudo e de seu relacionamento com a menina Gloria. A historia se passa em 1998.

2º - Brincadeira de Pegar.
Asimov nos apresenta a famosa dupla Powell e Donovan, que viriam a protagonizar várias historias da coletânea. Nesse conto, que tem Mercúrio de 2015 como cenário, conhecemos o robô Speedy, que teve a Terceira Lei reforçada em seu cérebro positrônico, causando consequências inesperadas.

3º - Razão.
Outro conto com a dupla Powell e Donovan. Dessa vez nossos heróis estão numa estação espacial de captação de energia solar para envio para a Terra. Um novo modelo de robô, Cutie, é levado desmontado para a estação e lá montado para ser testado como controlador de foco do feixe de energia para a Terra. Só que para Cutie, que nunca conhecera a Terra, o mundo era só a estação. Powell e Donovan têm que lidar com o problema enquanto uma perigosa tempestade de eletrons se aproxima.

4º - Pegar o Coelho.
A terceira aventura da dupla Powell e Donovan, onde conhecem Dave, um robô lider de um grupo de robôs, como se ele fosse o cérebro por tras de uma mão, e cada robô subordinado, um dedo. Dave apresenta comportamento estranho, quase neurótico, quando está sozinho com seus robôs-liderados, sem a presenca de humanos. Powell e Donovan têm que descobrir o motivo.

5º - Mentiroso!
Para muitos, o melhor conto do livro. Nesse conto, que se passa em 2021, conhecemos com mais profundidade a famosa robopsicóloga Dra. Susan Calvin, da super-poderosa empresa U.S. Robôs e Homens Mecânicos, que tem que descobrir como e por que foi criado inadvertidamente Herbie, um robô capaz de ler pensamentos. Asimov desenvolve bem o personagem de Susan nesse conto.

6º - Pobre Robô Perdido.
Conto com a Dra. Calvin, onde conhecemos Nestor, um robô que teve a Primeira Lei enfraquecida em seu cérebro positrônico, causando, como sempre, consequências não previstas, inclusive o fato inédito de robôs mentindo para humanos. Susan Calvin tem que resolver o problema.

7º - Fuga!
Uma aventura conjunta da Dra. Calvin e da dupla Powell e Donovan. Uma empresa concorrente da US Robôs oferece uma proposta irrecusavel. O super-computador robótico da US Robôs chamado Cérebro teria que resolver um problema que poderia ser a chave da propulsão interestelar. Susan Calvin é chamada para descobrir como o Cérebro pode ser usado nesse problema sem risco de sua destruição. E Powell e Donovan têm que fazer o trabalho sujo.

8º - Prova.
Passa em 2032, também é protagonizado por Susan Calvin. Nesse conto vemos como os robôs comecam a mudar a vida social, econômica e até politica da Terra. Robôs humaniformes são quase indistinguíveis de seres humanos. E vistos com desconfiança. Surge a suspeita de que um famoso jovem político é na verdade um robô. Susan Calvin é acionada para descobrir se é ou não.

9º - O conflito Evitável.
m 2052, é o conto que fecha o livro. Nele descobrimos que as chamadas Máquinas, super-computadores robóticos, na prática governam a humanidade. Grupos fundamentalistas são contra as Máquinas, mas elas aparentemente estão levando a humanidade a uma Idade de Ouro em termos de padrão de vida e de solução de conflitos entre os humanos. Mas parece que as Máquinas estão agora cometendo erros. Isso pode fortalecer os grupos anti-Máquinas. Susan Calvin é chamada pelo Coordenador da Terra para resolver o problema. Como sempre, descobrimos que as Três Leis da Robótica estão envolvidas no mistério, cuja solução nos leva a fechar a última página no livro e ficar meditando sobre o que acabamos de ler. Passamos a ver o mundo de modo um pouco diferente.

É interessante notar como em 1950, Asimov já pensava nas problematicas de uma super evolução tecnologica. Notavel como em paralelo ocorria uma corrida tecnologica pós-segunda Guerra e periodo de Guerra Fria.

Referências:

Asimov, Isaac - Eu, Robô - 2ª Edição - 1969
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2814.html

Postado por Glauco Gomes

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